Alto Patrocínio


Apoio Internacional

 


Organização


Siga-nos


Aplicação "CNA2014"




XIII Congresso de Nutrição e Alimentação
Graça Ferro
Graça Ferro

Habilitações Literárias

- Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Experiência Profissional

- Exerceu funções de Nutricionista no Hospital Conde de Bertiandos desde Junho de 1994, sendo responsável pela alimentação hospitalar e nutrição clínica desse hospital.

Desde Dezembro de 2002 com a criação do Centro Hospitalar do Alto Minho passou a exercer funções no Hospital Conde de Bertiandos e Hospital Santa Luzia tendo sido nomeada Directora do Serviço de Nutrição e Alimentação em 28/2/03.

Possuía vínculo definitivo à função pública pertencendo à Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde, com a categoria de Assessor.

Rescindiu vínculo com a função pública, tendo efectuado Contrato Individual de Trabalho Sem Termo com a categoria de Assessor Superior com o CHAM EPE a 28/5/08.Foi nomeada a 19/03/09, Directora do Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM, EPE), constituída pelas suas unidades hospitalares: Hospital de Santa Luzia, Hospital Conde de Bertiandos, Unidades de Convalescença dos Arcos de Valdevez e Valença e pelos Centros de Saúde do distrito de Viana do Castelo. Cargo que actualmente ocupa.

Integra a bolsa de auditores no âmbito da qualidade nos serviços de saúde da ULSAM, EPE.

Colabora com o Gabinete Coordenador da Qualidade da ULSAM, EPE, sendo mentora no processo de acreditação pelo CHKS.

A 30/9/10 liderou o processo de preparação do Serviço de Nutrição e Alimentação para obtenção da Certificação pela ISO 9001:2008, tendo sido a entidade certificadora a APCER. O SNA encontra-se certificado na sua totalidade de serviços fornecidos: nutrição clínica, nutrição comunitária e alimentação e gestão institucional.

- É docente da Universidade Fernando Pessoa, na licenciatura de Ciências da Nutrição, sendo responsável pela docência das aulas práticas da cadeira de Patologia e Dietoterapia I e responsável pela docência das aulas teóricas da cadeira de Patologia e Dietoterapia II.

Lecciona aulas por convite na FCNAUP, no âmbito do programa curricular do Mestrado em Nutrição Clínica, sendo as temáticas mais frequentemente abordadas: Avaliação e Suplementação Nutricional no Idoso, Disfagia - Recomendações Alimentares, Organização de um Serviço de Nutrição Hospitalar e Articulação com uma empresa de restauração colectiva.

- Participa regularmente em reuniões e congressos científicos da sua especialidade, sendo várias vezes responsável pela realização de comunicações/ conferências bem como pela moderação de mesas redondas, sendo actualmente convidada para efectuar comunicações na área de organização e gestão de um Serviço de Nutrição e Alimentação e sua interligação com uma empresa de restauração colectiva concessionada ou articulação Cuidados Saúde Primários e Cuidados Hospitalares. Foi formadora nos cursos realizados pela APN na área da Geriatria. Colaborou com a ARS Norte como formadora do Curso de Cuidados Continuados destinado a médicos internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar.

- Efectuou o curso de formação profissional de Auditores Internos nos Serviços de Saúde.

- Integra a Comissão de Nutrição Artificial da ULSAM, EPE.

- Integra a Comissão de Nutrição Clínica da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

- Integra o Grupo de Estudo da Desnutrição (GED) da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP).

- Integra júris de concurso para contratação de serviços externos nas seguintes áreas: alimentação hospitalar, bares públicos e máquinas de vending da ULSAM, EPE, sendo responsável posteriormente pelo cumprimento dos respectivos cadernos de encargos, sendo o interlocutor da ULSAM nestas áreas.

- Integrou o Júri dos Nutrition Awards 2012 na categoria de Serviço Inovação, tendo como entidade promotora a APN e o Grupo GCI.

- Sócia da Associação Portuguesa dos Nutricionistas nº: 279, Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e Associação para o Estudo da Obesidade.

- Membro da Ordem dos Nutricionistas com cédula profissional 0035N, tomou posse como elemento da direcção para o triénio 2012-2015.

XIII Congresso de Nutrição e Alimentação, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo