Alto Patrocínio


Apoio Internacional

 


Organização


Siga-nos


Aplicação "CNA2014"




XIII Congresso de Nutrição e Alimentação
XIII CONGRESSO DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO
22 e 23 de Maio | Centro Congressos da Alfândega do Porto

Bom dia a todos.

Exmo. Senhor Prof. Doutor Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.

Exma. Senhora Dra. Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Exma. Senhora Dra. Margarida Brás, Directora da Unidade Regional do Norte da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica | Em representação do Senhor Inspector-Geral da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Senhor Dr. Pedro Portugal Gaspar.

Exmo. Senhor Dr. Fernando Amaral, Director de Serviços de Nutrição e Alimentação | Em representação do Senhor Director Geral da Alimentação e Veterinário, o Senhor Prof. Doutor Álvaro Pegado Mendonça.

Exmo. Senhor Prof. Doutor Pedro Graça, Director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável | Em representação do Senhor Director Geral da Saúde, o Senhor Dr. Francisco George.

Exmo. Senhor Dr. Aristides Sousa, Delegado Regional de Educação do Norte | Em representação do Senhor Director Geral da Educação, o Senhor Dr. Fernando Egídio Reis.

Exmo. Senhor Dr. Hélder Muteia, Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Exmo. Senhor Prof. Doutor Nuno Borges, Presidente da Comissão Científica do XIII Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Senhores Deputados,

Senhores Bastonários e demais representantes das Ordens Profissionais,

Senhores representantes das Administrações Regionais de Saúde,

Senhores representantes das Direcções Gerais aqui presentes,

Senhores representantes dos Estabelecimentos de Ensino Superior,

Senhores representantes das diversas associações científicas, industriais, comerciais e empresariais

Caros colegas,

Senhoras e Senhores,

É com enorme satisfação, que em meu nome e da Comissão Organizadora, vos damos as nossas boas vindas à décima terceira edição do Congresso de Nutrição e Alimentação.

Esta edição, sob o tema global "Os caminhos da Nutrição para + Saúde", tem, sob orientação de maestro, da Comissão Científica, toda a sua programação orquestrada para um envolto enredo que objectiva fazer-nos, Nutricionistas, restantes profissionais e demais intervenientes no âmbito da Nutrição e Alimentação, reflectir, questionar, consciencializar e potenciar o nosso papel enquanto agentes de mudança na área da saúde. Quer estejamos em posição de sermos agentes de mudança directa, ou como potenciadores de evolução nas diversas e abrangentes temáticas arroladas à Nutrição e Alimentação. Em derradeira instância somos os permutadores preferenciais de informação, formação e conhecimento efectivo para que as populações possam auferir um estado de saúde idealizado como sendo o adequado.

O trajecto da Nutrição, enquanto ciência dinâmica, vem, desde tempos idos, a encruzilhar caminhos de descoberta, mutação e conquista. Muitas vezes esse trajecto é trilhado como reflexo das evoluções e involuções dos tempos, dos períodos, das crises e das épocas. Actualmente a Nutrição e a Alimentação assumem uma predominância de tal ordem que requerem uma constante actualização dos seus intervenientes.

Note-se que por intervenientes não podemos dissociar os profissionais no seu quotidiano das demais instituições, quer de cariz governamental, não governamental, empresarial, científico e profissional. É esta relação entre intervenientes que intensifica a mudança.

Ao longo dos últimos anos, o Congresso de Nutrição e Alimentação tem vindo a demarcar o seu percurso para que os trabalhos aqui apresentados sejam passíveis de acompanhar as mais altas exigências da área, primando-se por temáticas emergentes, de consistência provada e de interesse de ponta.

Nesta edição são igualmente de um espectro amplo, os assuntos em debate. São exemplo os mitos alimentares, as tecnologias de informação, a nutrição no desporto, a rotulagem dos géneros alimentícios, enumerados entre muitos de igual emergência e importância.

O futuro da Nutrição faz-se, tal como o tema deste congresso, através de caminhos, de trajectos, de trilhos, muitos ainda por explorar.

Enquanto profissionais na área da saúde, temos a responsabilidade, perante os dados existentes, os programas e projectos em curso ou a serem planeados, os mitos, e principalmente perante a contínua procura de conhecimento dos cidadãos, a prestar uma informação correcta e fidedigna. Temos de fazer a destrinça, a gestão, o planeamento, o acompanhamento e avaliação dos assuntos que à Nutrição e Alimentação dizem respeito. 

Não posso também deixar de sublinhar que é fundamental uma acção concertada pelos diferentes intervenientes. Necessitamos cada vez mais de planos projectados em parcerias, com foco na intersectoralidade e multidisciplinariedade. Necessitamos de acções, em consonância com as directrizes internacionais, cada vez mais adaptáveis e replicáveis às necessidades nacionais, especialmente acções de proximidade com as populações, para que os efeitos sejam no global efectivos e consistentes. Necessitamos igualmente da conjugação do sector empresarial, da indústria, do comércio e da restauração, intervenientes de primeira linha na disponibilidade alimentar.

No todo precisamos de caminhar de mãos dadas e no mesmo sentido, sob o mesmo objectivo comum...a saúde das populações no seu sentido mais lato.

De nós, nutricionistas, exige-se uma intervenção primordial para que as áreas possam conjugar-se para um maior ganho em saúde e, também, para uma diminuição ao nível dos recursos financeiros, assim como é exigido também um papel interventivo para que haja equilíbrio entre as partes, para que o único e principal beneficiado seja o ser humano objecto da intervenção.

Devo ainda referir que, se olharmos cada vez mais para a prevenção, é de maior relevância o papel e contributos exigíveis aos agentes de planeamento, de análise e de projecção de acções.

Seja nos cuidados de saúde primários, secundários, terciários, na restauração, no turismo, na indústria, na investigação, no desenvolvimento de novos produtos, no marketing, no ensino, na clínica, é hoje urgente que o nutricionista esteja consciente que intervém na comunidade no sentido mais amplo, que condiciona o indivíduo e por inerência no grupo em que este se insere.

Finalmente sabemos que as condições actuais são, como já o foram em períodos semelhantes, de alguma incerteza e indefinição. Contudo, estes não são por certo vectores de desmotivação e ausência de linhas orientadoras para o futuro. Muito pelo contrário. É com noção desta realidade que devemos agir em vez de reagir, que devemos intervir em vez de assistir, que devemos liderar em vez de acatar. Principalmente que devemos avançar em vez de estagnar.

Sob estas máximas, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, em  colaboração com a Comissão Científica, delineou um programa que, por certo, será mais um marco nos caminhos da Nutrição, olhando o futuro com perseverança e dinamismo.

O nosso agradecimento a todos aqueles que contribuíram para a realização da décima terceira edição do Congresso de Nutrição e Alimentação. Aos Moderadores e Oradores, Aos patrocinadores, à Comissão Científica e à Comissão Organizadora, que são o motor elementar deste Congresso.

A todos os elementos da Comissão de Honra, que muito nos enobrecem com a Sua presença, quero endereçar a nossa gratidão.

Aos convidados da Mesa da Sessão de Abertura, o nosso agradecimento pelo consideração dispensada e por terem aceite o convite de nos engrandecer com as vossas palavras.

Não posso também deixar de fazer uma referência à actual direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, cujo empenho foi fulcral. Uma saudação muito especial aos elementos da anterior Direcção aqui presentes, cujo arranque e parte da gestão deste Congresso a eles se deve.

Aos colegas do corpo técnico da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, a nossa gratidão pois sem o seu esforço incondicional estarmos cá hoje seria de todo impossível.

Finalmente, e de todo não menos importante, a todos os participantes e congressistas, um muito obrigada pela vossa presença. São a pedra basilar do Congresso de Nutrição e Alimentação. Para quem e com quem preparamos esta décima terceira edição. Esperamos corresponder e idealmente superar as vossas espectativas. É o que nos move. É o que nos motiva.

A todos desejo bons trabalhos e, porque também faz parte, bom convívio.

Muito obrigada.


Patrocinador Platina




Patrocinador Ouro


XIII Congresso de Nutrição e Alimentação, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo